sexta-feira, 26 de março de 2010

Copom mantém taxa selic em 8,75%

Nesta quarta-feira, 24 de março de 2010, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu manter a taxa básica de juros (Selic) nos atuais 8,75% ao ano, decisão já esperada pelo mercado financeiro.
Após a reunião foi divulgada uma nota onde o Copom diz que irá monitorar, atentamente, a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para poder definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária.
A manutenção da taxa selic ocorre por cinco reuniões consecutivas, após cinco cortes seguidos na Selic entre janeiro e julho do ano passado. Na pesquisa Focus, divulgada pelo Banco Central na última segunda-feira, os economistas previram a Selic em 8,75% até abril, quando, segundo eles, começaria a subir. A previsão para o fim de 2010 é de uma Selic de 11,25% ao ano.
A previsão de aumento nos juros em 2010, feita pelo mercado, se deve à expectativa de um maior aquecimento da economia, que pode aumentar o consumo e pressionar os preços dos produtos, fazendo com que a autoridade monetária eleve a Selic para controlar a inflação.
Para o fim deste ano, o mercado passou a prever o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acima da meta de 4,5% traçada pelo governo, em 5,03%. Os economistas projetam o crescimento do PIB em 5,45%.
No fim de fevereiro deste ano, o Banco Central do Brasil anunciou um aumento na alíquota do chamado depósito compulsório (quantidade que os bancos têm que deixar depositado no órgão) para 15%. O depósito compulsório é um instrumento de Política Monetária muito utilizado pelo BC para controlar a injeção de dinheiro na economia. Durante a crise, para liberar mais recursos para o mercado, o banco reduziu o percentual para 13,5%. Esse aumento demonstra uma tentativa da autoridade monetária de tirar dinheiro da economia para assim evitar um provável aumento nos juros. Com esta medida se espera que R$72 bilhões sejam retirados de circulação.

Nenhum comentário: