quinta-feira, 16 de julho de 2009

QUEDA NA ARRECADAÇÃO FISCAL PELA OITAVA VEZ

Segundo dados divulgados pela Receita Federal, a arrecadação de impostos e contribuições federais ficou em R$ 54,034 bilhões em junho. Foi a oitava queda consecutiva na arrecadação em comparação a um mês anterior e um recuo real de 7,51% em relação a junho de 2008.
Em comparação com o primeiro semestre de 2008, a arrecadação é 7,02% menor e acumula R$ 321,375 bilhões no ano.
Consequentemente, essa redução de arrecadação refletirá, negativamente, no Fundo de Participação dos Municípios, minando as finanças municipais, principalmente os pequenos municípios que vivem quase que exclusivamente do repasse do FPM.
Diante desse cenário, as projeções efetuadas pelo Governo, principalmente no que se refere ao crescimento do PIB, deverão ser revistas, pois sugere um resultado fiscal, no final de 2009, que combinará uma redução de recursos orçamentários com uma redução do superávit primário.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já declarou que, se for necessário, o governo fará novos cortes de gastos para manter a meta de superávit primário deste ano, que é de 2,5% do PIB. Será um desafio, pois o Governo pretende manter o reajuste de salário acordado com os servidores públicos em 2007.

Nenhum comentário: